26 de set. de 2013

Energia, ela pode ser explicada? - Papo 42 #3

Energia é, muita das vezes, definida pela capacidade de realizar um trabalho a partir de um corpo, por exemplo: "Eu corri 5 metros em 2 segundos" > isso é um trabalho feito a partir do meu corpo. Outro exemplo é a força da gravidade agindo sobre os planetas, os planetas só orbitam o sol devido à força de gravidade que o sol exerce nos planetas... Toda massa tem gravidade (gravidade é a mesma coisa que força de atração), os corpos que tem menos massa possui menor força de atração, e os que tem mais massa possuem maior força de atração.





A lua é atraída pela força da gravidade da Terra.
O universo, de acordo com a teoria do átomo primordial (ou big bang para os "leigos"), diz que existia apenas um átomo com uma massa descomunal, mas incrivelmente minusculo como um átomo mesmo... Esse átomo primordial continha uma grande quantidade de energia que foi liberada (ninguém sabe o por que, mas essa teoria contradiz a regra de que todo corpo que está em repouso tende a continuar em repouso) e quando ela foi liberada, ela se espalhou sobre o vácuo que supostamente existia antes da explosão, e o universo era muito quente e muito agitado, o que contribuiu para a formação dos primeiros átomos como o hidrogênio e o hélio, que se chocavam e se transformavam em outros tipos de átomos, como o lítio e o berílio (na mesma ordem, provavelmente, da tabela periódica), que em algum momento se transformaram em estrelas e essas estrelas morriam, quando elas morriam, elas transformavam sua energia liberada em novos átomos mais pesados, e assim por diante durante bilhões de anos e provavelmente até hoje. Nesse momento inicial do big bang, tudo foi transformado (não posso usar a palavra criado, por que não se cria energia, apenas podemos transforma-la em massa e de massa para energia de novo) e novas coisas foram criadas (estranho, não?) como as forças (forças não são energias), gravidade, força eletromagnética, força nuclear forte e a força nuclear fraca. 

Expansão do universo.
Para entender o que são essas forças é preciso saber do que átomos são feitos (Energia? Sim, mas isso é a base e não o que tem dentro dele, é confuso). Mas vou tratar disso na próxima postagem do Papo 42.

Twitter: https://twitter.com/CorvoBranco1
E-mail: contatocb@outlook.com
Canal do Shin: http://www.youtube.com/user/kbousetudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário